A escola Professor Hernane desenvolve projetos diversificados e que trazem como característica principal, a eficácia e a aplicabilidade integral no cotidiano escolar. Esse é o espaço criado para divulgarmos nossos projetos.
PROJETO: CARNAVAL
TEMA – II CARNAVAL DO BEM
JUSTIFICATIVA
Considerando-se o carnaval como um fenômeno contribuinte para a formação da cultura brasileira e levando em conta sua importância como símbolo da identidade nacional, este projeto busca desenvolver atividades que visam uma análise interdisciplinar do carnaval, promovendo novas possibilidades de conhecimentos a educadores e educandos de forma inovadora e educativa.
O foco principal é trabalhar a interdisciplinaridade do carnaval, utilizando recursos variados e fundamentais para a socialização das descobertas, disseminando informações e culturas e, sobretudo não apenas transmitir mas reconstruir o conhecimento. A forma interdisciplinar envolve uma contextualização do conhecimento, invocando fatos da vida pessoal, social e cultural.
Com o intuito de ir além da justaposição de disciplinas, contando com a participação de todos, espera-se também que o projeto entrelace valores e princípios que devem existir na consciência de cada um para uma vivência mais sadia e harmoniosa em sociedade.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver o tema carnaval de forma indisciplinar e inovadora, envolvendo educadores, educandos e demais funcionários, proporcionando uma visão do carnaval sob prismas distintos.
Proporcionar aos educandos oportunidades de constituírem relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos que já possuem, conseguindo aprendizagens que possibilitem a interferência em uma nova realidade, desencadeando novas ações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
l Conhecer a história do Carnaval e suas características;
l Valorizar o Carnaval como forma de divertimento;
l Socialização e integração entre os educandos;
l Desenvolver a criatividade, o raciocínio a atenção.
l Confeccionar máscaras, adereços carnavalescos;
l Reconhecer o Carnaval como festa cultural brasileira.
METODOLOGIA
Durante o decorrer da semana será abordado em sala de aula a história do carnaval, bem como mitos que envolvem essa festa cultural, utilizando estratégias como: pesquisa, letras de músicas e etc. Os educadores juntamente com os educandos farão a confecção de máscaras, correntes coloridas de papel e formação dos blocos carnavalescos.
Para cada bloco será criado um Slogan e uma grito de guerra.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES RELACIONADAS AO CARNAVAL
LÍNGUA PORTUGUESA
Explore com os alunos: enredos de escolas de samba, interpretação, marchinhas carnavalescas, estabelecer relação com o que é dito na música e a realidade, debates, pesquisa de significado de palavras, dentre outras.
REDAÇÃO
Criar paródias, marchinhas, produções sobre o tema.
MATEMÁTICA
Estatística, porcentagem de índice de violência, bebida alcoólica e uso de drogas.
CIÊNCIAS
DST's, efeito de bebidas e drogas.
ARTE
Confecção de adereços e fantasias, danças, pinturas, desenhos e músicas.
GEOGRAFIA
Como é festejado o carnaval em algumas cidades brasileiras, pesquisas, etc.
HISTÓRIA
Pesquisar a história do carnaval e estabelecer um paralelo entre antigas brincadeiras de rua e a comemoração atual.
EDUCAÇÃO RELIGIOSA
Refletir com os alunos quais os aspectos sociais envolvidos no carnaval brasileiro, pesquisas, debates em sala sobre quais os benefícios que esta festa popular trás a sociedade e quais as desvantagens que ela proporciona, será que todos respeitam o senso de ética e moral?
RECURSOS
CD/DVD
Caixa amplificada
TV
Microfone
Cola
Tesoura
Papel cartão
EVA
Revista
Cartolina
CULMINÂNCIA DO PROJETO
Dia 12/02/10 - Baile de carnaval, com desfile dos blocos carnavalescos, no turno matutino e vespertino.
Escolha da rainha do carnaval.
Prêmio de 01de balde de sorvete para a turma mais animada.
Comentários sobre o Projeto: O projeto foi realizado com sucesso e atingiu seu objetivo, foi uma explosão de alegria que contagiou toda a comunidade escolar.
Os blocos formados por alunos das turmas fizeram belas apresentaçoes repletas de criatividade e alegria!
Os alunos do 1º ano deram um verdadeiro show!
PROJETO DIA DA MULHER
TEMA: MULHER, SAÚDE E CIDADANIA.
JUSTIFICATIVA
A Escola Professor Hernane fica localizada na Vila da Pedra uma comunidade carente, onde a maioria das mães são semi-analfabetas. O projeto mulher, saúde e cidadania, visa integrar escola x comunidade com a realização de palestras sobre a saúde da mulher e a importância da mulher na sociedade e na educação dos filhos, realizada por um profissional da área, contribuindo assim para valorização da Mulher dessa comunidade.
OBJETIVOS
Contribuir na redução da incidência de doenças por causas evitáveis, relacionadas à saúde da mulher.
Conscientizar-se sobre a importância da mulher: na sociedade de um modo geral, na família e na saúde.
DESENVOLVIMENTO
1. Em sala de aula cada educador desenvolverá atividades relacionadas à importância da mulher na sociedade.
2. Apresentação de cartazes e montagem coletiva de murais sobre o assunto
3. Apresentação de slogans criados pelos alunos.
4. Músicas
5. Poesias
6. Palestra: Doenças da mulher (câncer de mama, e câncer do colo uterino, AIDS) medidas de prevenção.
7. Homenagem às mulheres da comunidade.
8. Palestra: a importância da mulher na família, na escola e na sociedade.
RECURSOS HUMANOS
Médico, Direção, Coordenadores, Professores, Alunos, Funcionários, Comunidade.
RECURSOS MATERIAIS
Cartolinas
Papel Madeira
Pincel
Som
CD
DATA-SHOW
Microfone
CULMINÂNCIA
05 de março - Palestra com as mulheres da comunidade.
Lanche (pão com carne x refrigerantes/suco)
______________________________________________________________________
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSOR HERNANE OLIVEIRA HILDEBRANDO
MARIA LUIZA PEREIRA RIBEIRO – GESTORA ESCOLAR
RONILSON DE SOUZA FREITAS – PROFESSOR DE ENSINO DA ARTE
PROJETO: II Arraiá Pai D’égua – Tema: Luiz Gonzaga “O rei do baião”.
“Projeto desenvolvido por alunos e professores da EMEF. Prof°. Hernane Oliveira Hildebrando em Redenção – Pará”
Redenção – Pará
Março – 2010
______________________________________________________________________
PROJETO: II Arraiá Pai D’égua – Tema: Luiz Gonzaga “O rei do baião”.
Justificativa
Partindo do pressuposto de que a festa junina é, além de uma festa popular, uma das manifestações folclóricas mais tradicionais do país e em consequencia da nossa região. Entende-se então, a necessidade de haver uma mobilização não só no espaço escolar, como também na comunidade, para que se possa valorizar o período da quadra junina e trabalhá-la de forma ampla com toda a comunidade escolar, valorizando sua tradição e riqueza cultural.
O tema deste ano “Luiz Gonzaga o rei do baião” é uma justa homenagem ao grande intérprete da música brasileira, o sanfoneiro que cantou o cotidiano nordestino e conquistou o Brasil, Luiz Gonzaga é sinônimo de nordeste, e o nordeste é uma das regiões em que as festas juninas são mais difundidas em nosso país.
Objetivo Geral:
Incentivar nos alunos e comunidade o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural.
Oportunizar aos envolvidos no projeto maior conhecimento da história de Luiz Gonzaga, um dos maiores artistas do Brasil e grande ícone da música nordestina de raiz.
Objetivos Específicos:
Ø Conhecer a origem e as características das festas juninas;
Ø Conhecer e valorizar o trabalho do homem do campo;
Ø Valorizar a tradição das festas juninas;
Ø Socializar com a comunidade escolar e familiar;
Ø Desenvolver a linguagem oral e escrita;
Ø Conhecer e valorizar a história de Luiz Gonzaga;
Ø Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema;
Ø Incentivar o gosto pela culinária junina;
Ø Conscientizar sobre os perigos dos balões e fogos de artifício;
Ø Propiciar aos alunos a participação em diversas brincadeiras;
Ø Desenvolver a socialização dos alunos, incentivando o trabalho em grupo;
Ø Ouvir com interesse as informações trazidas pelos colegas;
Ø Promover a Festa junina da E.M.E.F. Professor Hernane Oliveira Hildebrando;
Ø Promover o intercambio cultural com outras Unidades de Ensino.
__________________________________________________________________
Descrição das atividades à serem desenvolvidas:
O projeto será apresentado à direção da escola e posteriormente aos professores, demais funcionários e alunos da escola, para apreciação, adequação, aprovação e execução;
Haverá escolha da rainha junina, onde cada turno (matutino e vespertino) apresentará uma candidata ao título e ao final a candidata que arrecadar mais recurso será aclamada a rainha junina;
Cada turno (matutino e vespertino) irá apresentar uma ou mais quadrilha junina, além de outras apresentações seguindo a temática da festa (Luiz Gonzaga e Nordeste);
Será realizado o segundo bingo Pai D’égua, onde as cartelas serão distribuídas entre os turnos (matutino e vespertino) e os recursos obtidos com a venda das mesmas serão contabilizados na arrecadação de cada candidata a rainha;
Cada turno (matutino e vespertino) irá montar uma barraca, no dia do arraiá, com comidas e demais artigos típicos da quadra junina e a 8ª série poderá ficar responsável pela cadeia do amor e correio elegante;
A decoração do espaço escolar será dividida entre os turnos (matutino e vespertino), onde os professores ficarão sob a responsabilidade de mobilizar os alunos e demais pessoas da comunidade para a realização desta atividade;
A divulgação da festa será feita por uma equipe de cada turno composta por professores e alunos, as quais visitarão escolas e distribuirão cartazes e convites em locais públicos.
Cronograma das Ações
AÇÃO | PERÍODO | |||
Março | Abril | Maio | Junho | |
Apresentação do projeto a direção e demais componentes da comunidade escolar. | X | |||
Escolha das candidatas a rainha junina. | X | |||
Realização de pesquisas e estudos envolvendo o tema. | X | X | X | |
Arrecadação de recursos pelas candidatas a rainha. | X | X | X | |
Distribuição das cartelas do bingo. | X | |||
Ensaios de quadrilhas e demais apresentações culturais. | X | X | X | |
Discussão e definição dos cardápios e funcionamento das barracas | X | |||
Arrecadação e aquisição de matérias para ornamentação e de uso nas barracas. | X | X | X | |
Decoração do espaço escolar. | X | X | ||
Divulgação da festa. | X | X | ||
Realização da festa, do bingo e escolha da rainha. | X |
Recursos Materiais
Ø Cartolina;
Ø Papel cartão;
Ø Papel crepom;
Ø Papel celofone;
Ø Papel laminado;
Ø Papel camurça;
Ø Papel 40 quilos;
Ø Papel sufit;
Ø Papel de seda;
Ø Pincel atômico;
Ø TNT;
Ø E.V.A;
Ø Microfone;
Ø Caixa amplificada;
Ø Câmera filmadora;
Ø Data Show;
Ø Computador;
Ø Câmera Digital;
Ø Extensão elétrica;
Ø Aparelho de DVD;
Ø Televisor.
Comentários sobre o projeto:
O projeto foi desenvolvido plenamente, contando inclusive com a participação da quadrilha junina Flor do Sertão em concursos regionais de quadrilhas, onde sagrou-se como a grande campeã do 1º Concurso Regional de Quadrilhas do Parque de Vaquejada Recanto das Pedras (Redenção - PA) e ficando ainda entre as 5 melhores quadrilhas do tradicional concurso de quadrilhas da Exposição Agropecuária do Pólo Carajás (Redenção - PA).